- Antes de praticar asanas, fazer meio banho ou banho completo. O meio banho também deve ser feito antes das meditações diárias, se as asanas forem feitas junto com a meditação não é necessário repetir o meio banho.
- Não praticar asanas ao ar livre, pois devido às alterações de temperatura ou correntes de ar há a possibilidade de se apanhar gripe. Quando se pratica asanas no interior deve-se prestar atenção para que haja circulação do ar.
- Não praticar asanas em locais com fumo.
- Homens devem usar lungotas e as mulheres roupa interior e soutien. Idealmente, não deve haver mais nenhuma roupa vestida.
- Praticar as posturas numa esteira ou tapete. Não praticar directamente no chão frio porque se pode apanhar gripe e porque se perdem os óleos segregados pelo corpo.
- Praticar asanas apenas quando o ar está a fluir pela narina esquerda ou por ambas as narinas. Não praticar asanas quando o ar apenas circula pela narina direita.
- Comer apenas comida subtil.
- Não cortar os pelos do corpo na zona das articulações.
- As unhas dos dedos devem ser mantidas cortadas.
- Não praticar asanas com o estômago cheio. É proibido praticar asanas até duas horas e meia depois das refeições.
- Após praticar asanas, deve-se massajar muito bem os braços, pernas e todo o corpo, especialmente as articulações.
- Após a massagem, permanecer na postura do morto (relaxamento) durante pelo menos dois minutos.
- Após o relaxamento, não entrar em contacto directo com água até passarem pelo menos dez minutos.
- Um praticante de asanas não deve massajar o seu corpo com óleos. Pode-se, no entanto, esfregar algum óleo suavemente pelo corpo.
- Após praticar asanas, é aconselhável andar num local sossegado durante algum tempo.
- É proibida a prática de pranayama imediatamente após as asanas.
- Se for necessário ir ao exterior após a prática de asanas e se nessa altura a temperatura corporal ainda não tiver regressado ao normal, ou se houver alguma diferença de temperatura no exterior, deve-se agasalhar o corpo antes de sair. Se possível, inalar o ar do interior antes de sair, e expirá-lo depois de sair. Com esta técnica, as gripes são evitadas.
- Os praticantes de asanas podem também praticar qualquer tipo de desporto ou exercício físico, mas a prática destes logo após as asanas é proibida.
- Não existe restrição de narinas para as seguintas asanas: padmasana (lótus), siddhasana (perfeita), ardhasiddhasana (semi-perfeita), bhojanasana (sentar com as pernas cruzadas), viirasana (bravo), diirgha pranama (longa-saudação), yogasana (yoga mudra) e bhujaungasana (cobra).
- Para todas as asanas em que não existe restrição de narinas, também não existe restrição em relação à comida.
- Durante a menstruação, gravidez e um mês após o parto, as mulheres não devem praticar asanas ou qualquer outro tipo de exercício. As asanas para dhyana e dharana – padmasana (lótus), siddhasana (perfeita) e viirasana (bravo) – podem ser feitas em qualquer condição.
Fonte: Carya’carya’ Parte 3 (Shrii Shrii Anandamurti)