Para atingirmos a harmonia entre o mundo material e o espiritual, a Ananda Marga promove um equilíbrio entre os aspectos internos e externos da vida. A Auto-realização é o dever mais importante dos seres humanos. Mas, ao mesmo tempo, não podemos negligenciar os nossos deveres e responsabilidades sociais, porque este mundo também é uma parte do Ser Supremo.

O universo, tendo sido criado por e a partir d’Ele, existe dentro d’Ele – é uma parte d’Ele. Assim, todos os seres criados são Seus filhos, parte de uma família cósmica. Amor pela Sua criação é o mesmo que amor por Ele. Negligenciar a sociedade é pôr entraves ao nosso progresso pessoal, porque estaríamos a negligenciar Aquela mesma coisa que estamos a tentar alcançar.

Defendemos uma abordagem subjectiva com um ajuste objectivo. Isto é, um equilíbrio entre o nosso desenvolvimento pessoal através da expansão da mente pela meditação, e o desempenhar de responsabilidades sociais através do serviço desinteressado.

A filosofia social da Ananda Marga é universalista: fraternidade para com todas as criaturas do universo; não apenas seres humanos, mas também animais e plantas. "É o ideal cósmico que irá unir a humanidade," porque só quando realizarmos a unidade existente na diversidade é que podemos desenvolver o sentimento de amor por todos os seres, transcendendo quaisquer diferenças aparentes. Amor por Deus implica amor por todos como sendo uma parte d’Ele; como membros de uma mesma família universal.

A filosofia social da Ananda Marga defende o desenvolvimento da personalidade de cada indivíduo. Todos devem ter iguais oportunidades para o seu desenvolvimento. A Ananda Marga defende um mundo de união, segurança e paz para todos.

"A sociedade Humana é uma e indivisível. Não a tentem dividir.
Devemos olhar para cada indivíduo como uma manifestação da Entidade Cósmica."

~~ Shrii Shrii Anandamurti