“A mais nobre forma de serviço social é educar e criar um sentido de consciência.
Este sentido é para ser interiorizado em cada ser humano.
Este é o nosso dever.”
P. R. Sarkar

“A verdadeira educação é aquela que leva à libertação.”
P. R. Sarkar

O Papel da Educação

É cada vez mais aceite a ideia de que a educação começa quando o bébé está ainda no útero da futura mãe. Nessa altura o pequeno ser já reage aos estímulos, aos pensamentos e sentimentos, sobretudo da mãe, mas também do mundo que os rodeia.

Torna-se importante cuidar destes momentos únicos de modo a proporcionar um ambiente harmonioso, calmo e de segurança, para a mãe, o bébé e restante família.

Nos dias de hoje compõe-se música, escrevem-se livros e dão-se palestras e workshops em torno desta questão, respondendo às necessidades e expectativas de todos nós.

Os especialistas, psicólogos, pediatras, nutricionistas e educadores, entre outros, dirigem igualmente as suas pesquisas e análises neste sentido.

A abordagem da vida é mais sensível e sensorial, exprimindo preocupações, metas e valores elevados sob o ponto de vista psico-espiritual, que tem o seu reflexo nos aspectos físico, biológico, fisiológico e mental.

Depois de estar no ventre da mãe, o bébé começa a descobrir o mundo externo e a relacionar-se com a família.

A escola surge logo depois e cada vez mais cedo, particularmente nos centros urbanos, onde ambos os pais trabalham fora de casa.

A educação para além do contexto familiar alarga os horizontes das crianças em termos de experiências, vivências e socialização. Os primeiros anos escolares, bem como os primeiros tempos de vida, são extremamente importantes para a formação da personalidade da criança e são a base do comportamento na idade adulta.

É nossa intenção que, tal como a gestação, o nascimento, a amamentação e o crescimento do bébé são abençoados, também os momentos numa escola Neo-Humanista proporcionem confiança, diversidade, acompanhamento, carinho, estímulo, orientação, curiosidade, beleza, atenção, conhecimento e amor.

O Neo-Humanismo dá grande importância à educação pois nela está a chave do futuro. A pedagogia Neo-Humanista é uma proposta educativa holística sendo alguns dos seus pontos chave:

  • desenvolver a fundo o potencial de cada criança: físico, mental e espiritual
  • despertar sede pelo conhecimento e gosto pela aprendizagem
  • Equipar os estudantes com capacidades académicas e outras necessárias para a continuação da sua educação
  • Favorecer o desenvolvimento pessoal em áreas como moralidade, integridade, auto-confiança, auto-disciplina e cooperação
  • Desenvolver bem-estar físico e aptidões mentais através de técnicas de yoga e concentração, desportos e jogos
  • Desenvolver um sentido de estética e gosto pela cultura através de teatro, dança, música e outras artes
  • Encorajar os estudantes a tornarem-se membros activos e responsáveis da sociedade
  • Promover uma consciência ecológica no seu sentido mais amplo – a realização da interligação entre todas as coisas –  e encorajar o respeito e atenção por todos os seres vivos
  • Incentivar uma perspectiva universal, livre de discriminação baseada em religião, raça, credo ou género
  • Reconhecer a importância dos professores e pais darem o exemplo

 Para mais informações, visitar:

Neohumanist Education – http://nhe.gurukul.edu/
Ananda Marga Gurukula – http://www.gurukul.edu/