“Quando o espírito inerente ao humanismo é extendido a tudo, animado e inanimado, neste universo – eu chamei a isto Neo-Humanismo. Este Neo-Humanismo vai elevar o humanismo a universalismo: amor por todos os seres criados deste universo”

P. R. Sarkar

Neohumanismo é uma nova visão para um novo milénio. Alarga o nosso entendimento daquilo que é ser humano, ao promover uma consciência ecológica da nossa relação com todo o universo. Em suma, o Neohumanismo é um convite a entrar nas profundezas e no mistério da vida. É uma filosofia de espírito revolucionário com orientação espiritual.

Neohumanismo é o espírito de benevolência. Para ensinarmos o que é o amor, temos que o incorporar. Para incorporarmos o amor, temos que ver o divino em tudo. Para vermos o divino em tudo, temos que contemplar o divino dentro de nós.

“O que é Neohumanismo? Neohumanismo é uma nova explicação de Humanismo. “Humanismo” e “Humanidade” têm sido palavras muito populares neste último século, mas só os seres humanos é que são abrangidos pelo humanismo e pela humanidade. Esta explicação não é suficiente – não satisfaz a sede de uma sociedade humana em desenvolvimento. Porque é que o amor e a afeição das mentes humanas desenvolvidas tem que estar restingido apenas a outros seres humanos? Porque não incluir os outros seres vivos, incluindo as plantas? Esta é a nova explicação de humanismo – Neohumanismo – pois no Neohumanismo todo o mundo animado está incluído.

Então qual é a posição do mundo inanimado no Neohumanismo? Fundamentalmente, não existem grandes diferenças entre o mundo animado e o mundo inanimado. Algumas pessoas explicam que quando há movimento numa estrutura ela é animada, caso contrário, é inanimada. Mas esta explicação não é suficiente, porque há dinamismo no interior de ambos os objectos, animados e inanimados.

O Neohumanismo inclui não só os seres humanos e as criaturas animadas (como plantas e animais), mas também as entidades inanimadas, porque o Neohumanismo inclui até a mais minúscula partícula sub-atómica.”

P. R. Sarkar