Kosa significa “camada da mente”. Na mente numana existem cinco camadas, mais o corpo físico, que – embora não seja exactamente uma camada – é designado como Annamaya (“alimento”) Kosa. O seu desenvolvimento natural é conseguido através da alimentação e exercício físico. Na prática do Tantra Yoga este desenvolvimento é acelerado através de ásanas (posturas de yoga) e das danças psico-espirituais – Tandava e Kaoshikii.

1. A Mente Densa é chamada Kamamaya Kosa. Kama significa “desejo”. É a camada mais superficial da mente, é responsável pela atracção e aversão a estimulos sensoriais e respectivas respostas físicas. Desenvolve-se naturalmente através de choques físicos e, para aspirantes espirituais, mais rapidamente através de Yama e Niyama.

2. A Mente Subtil é chamada Manomaya Kosa. Man significa “pensar”, logo esta é a camada da mente que nos dá a experiência de prazer e dor através do pensamento, memória e sonhos. Desenvolve-se naturalmente através de choques físicos e, para aspiritantes espirituais, mais rapidamente através da prática da 4ª lição de meditação.

As três camadas seguintes têm qualidades que transcendem a individualidade do praticante. Estas camadas conferem uma experiência psíquica progressivamente mais embebida nos aspetos subtis do substrato mental universal, ou Mente Cósmica.

3. Atimanasa Kosa. É a camada intuitiva, de onde vêm as capacidades de fenómenos como sonhos intuitivos, clarividência, telepatia e insights criativos. Desenvolve-se naturalmente através de choques psíquicos e, para aspirantes espirituais, mais rapidamente através de pratyahara (técnica de abstracção ensinada na prática de meditação da Ananda Marga).

4. Vijinanamaya Kosa. Vijinana significa “conhecimento especial”, que inclui elevadas qualidades da mente como o discernimento e o desapego. Desenvolve-se naturalmente através de choques psíquicos e, para aspirtantes espirituais, mais rapidamente através do processo dharana (técnica de concentração ensinada na prática de meditação da Ananda Marga).

5. Hiranyamaya (“dourada”) Kosa. Aqui a experiência psíquica está muito próxima de uma experiência directa da Consciência Suprema. Existe apenas um fino véu que separa o praticante desse conhecimento. Desenvolve-se naturalmente através da atracção pelo Supremo e, para aspirantes espirituais, mais rapidamente através da 6ª lição de meditação.

As lições de meditação da Ananda Marga desenvolvem todas as camadas da mente de uma forma equilibrada.

O desenvolvimento da mente é um processo resultante de choques e coesões. Sempre que uma acção é realizada, ela deixa uma impressão, ou reacção potencial, na mente. A esta reacção dá-se o nome de samskara – uma distorção da mente a aguardar a sua expressão. Para expressarmos os nossos samskaras, teremos que passar por diferentes experiências (algumas mais agradáveis que outras), dependendo dos samskaras que aguardam a expressão.

Mas independentemente das experiências serem boas ou más, de um ponto de vista espiritual elas são sempre desejáveis pois facilitam a expressão dos samskaras, levando assim à purificação da mente e consequentemente a um aumento no desejo pela fusão com o cosmos. Assim, obstáculos e dificuldades são considerados benéficos no caminho espiritual. Para um progresso ideal, a prática espiritual tem que ser combinada com esforço no mundo físico, de preferência na forma de serviço social.

“É melhor pôr uma lição em prática, do que ouvir muitas. Devemos pôr em prática todas as lições da nossa vida.”
~~ Shrii Shrii Anandamurti

 

Livro recomendado: “Meditação e os Segredos da Mente”