Todas as nossas actividades produzem calor no corpo e indirectamente, afectam a mente. Assim, antes de todas as actividades que requerem concentração ou tranquilidade – como meditar, comer, dormir etc. – é muito útil refrescar o corpo com um meio banho. Este método consiste em refrescar partes específicas do corpo, para que o sangue arrefecido se espalhe rapidamente por todo o corpo.
Adicionalmente este processo ajuda a desencadear a resposta fisiológica do reflexo do mergulho, que é útil para o processo meditativo.
É feito da seguinte forma:
- depois de urinar deitar água na região genital;
- molhar as mãos, as pernas do joelho para baixo, e os braços do cotovelo para baixo;
- enche-se a boca com água, e atira-se com a mão água para os olhos (abertos), pelo menos 12 vezes, cuspindo de seguida a água que está na boca;
- refresca-se a zona atrás das orelhas e do pescoço e, por fim, a face.
Tudo isto deve com água fria (natural). Com o tempo frio pode-se usar água ligeiramente aquecida, mas não superior à temperatura do corpo.
Estas duas práticas são um bom complemento:
- fazer uma limpeza nasal da seguinte forma: enche-se uma mão (ou as duas) com água, encostando-a abaixo do nariz, com a cabeça baixada. Depois, levanta-se a cabeça, deixando a água escorrer suavemente pelas narinas, até que saia pela boca. (Atenção: deve-se evitar assoar o nariz em seguida, pois a água pode-se espalhar na região do ouvido, causando desconforto);
- coloca-se o dedo médio da mão direita no fundo da garganta, para expelir o muco acumulado (apenas praticar de estômago vazio);
- no início do meio-banho, adicionalmente à região genital molhar também e a região ubigo para baixo, e nas costas nessa mesma zona.
A água nos olhos é uma prática bastante útil, pois evita alguns problemas de vista causados pelo calor, como as cataratas, além de baixar a tensão ocular e aliviar as dores de cabeça.
O meio-banho é aconselhado antes da meditação, das refeições, posturas de yoga, dormir e qualquer actividade que exija concentração (como estudar, ler um livro, assistir a uma aula).
Não é preciso fazer meio banho antes de meditar se tiver tomado um banho completo logo antes.
Em algumas condições não é prático fazer um meio banho completo. Mas pode ser feita uma prática menos completa, com benefício parcial.
Fazer meio-banho e meditar um pouco antes de dormir ajuda a ter um sono mais tranquilo e melhor repouso.