O jejum é um processo natural de limpeza do organismo e purificação mental. É praticado nalgumas culturas e indicado por várias filosofias espirituais.

O jejum regular permite ao sistema digestivo livrar-se das toxinas que se acumulam no organismo, reduzindo o risco de várias doenças, principalmente de problemas intestinais.

É benéfico jejuar sem comida ou água nos dias de ekádashii, o 11º dia após a lua nova e lua cheia. O jejum começa com o nascer do sol no ekádashii e continua até ao nascer do sol do dia seguinte.

Nos dias próximos da lua cheia e lua nova, observa-se que os factores gasosos e líquidos no corpo sobem para o peito e cabeça, criando um sentimento desconfortável (da mesma forma que o efeito da gravidade da lua influencia as marés nos oceanos). Um tracto digestivo vazio ajuda a contrariar este efeito e fornece um melhor equilíbrio mental e físico.

Jejuar ajuda também a controlar a produção excessiva de sémen nos homens. O jejum dá ao sistema digestivo um descanso que é bem necessário e ajuda a eliminar toxinas do corpo, o que auxilia na cura de muitas doenças. Além disso, a energia que se poupa nesses dias por não ter que digerir comida, pode ser utilizada para práticas espirituais. O jejum ajuda também a fortalecer a energia mental e força de vontade.

Para quebrar o jejum, após o nascer do sol do dia a seguir a ekádashii, primeiro beba uma boa quantidade de água com sumo de limão e sal. Algumas pessoas gostam de comer um pouco de banana (de preferência bem madura), para ajudar na limpeza dos intestinos.

Após algum tempo, o pequeno almoço pode ser tomado. É recomendado um pequeno almoço suave, de fácil digestão e nutritivo. Muitas pessoas gostam de incluir iogurte após o jejum, para ajudar a repôr a flora intestinal. Ao almoço pode-se comer normalmente.

Quando se faz jejum, é bom dar a água que teríamos bebido às plantas e a comida a animais ou pessoas necessitadas.

Jejuar sem comida e água pode ser demasiado difícil para algumas pessoas e nem sempre é recomendado para todos, especialmente se houverem problemas de saúde. Nesses casos, outro tipo de jejuns mais leves podem ser praticados como por exemplo: jejum com líquidos, jejum intermitente, jejum com monodieta, etc. O ideal é procurar sempre informar-se e pedir ajuda.