“Um triângulo com um vértice para cima, sobreposto num triângulo com um vértice para baixo, com um sol nascente e uma suástica no seu interior.

Estes são os símbolos de energia, conhecimento, progresso e vitória permanente respectivamente.”

(fonte: Carya’carya’ Parte 1)

Símbolos ou formas são por vezes usados nas práticas de meditação para concentração ou simplesmente para representar energias ou princípios. São chamados em sânscrito yantras.

O pratiik (literalmente “símbolo”) é a representação visual dos ideais e modo de vida da Ánanda Márga.

O triângulo que aponta para cima simboliza acção (energia) no mundo externo. O triângulo que aponta para baixo simboliza desenvolvimento interno ou conhecimento. Os dois triângulos estão em equilíbrio para indicar o equilíbrio a que devemos aspirar na vida individual e colectiva – um equilíbrio entre acção externa no mundo e procura espiritual interna.

O sol nascente simboliza o progresso ao longo do caminho espiritual.

A suástica simboliza perfeição. Svastika é uma palavra em sânscrito que significa “boa existência” (su significa “bom” e astika “existir em”). A suástica é um símbolo de vitória espiritual permanente.

Então visto como um todo o pratiik significa que, pela combinação da acção e conhecimento, vamos progredir para a perfeição e atingir vitória permanente.

Nota: no ocidente a suástica tem uma associação negativa, mas a suástica é um símbolo com origem ancestral no oriente e com significado original muito positivo. Alguma informação sobre a história da suástica: neste link.