Prabhat Ranjan Sarkar fez nascer a Ananda Marga em 1955 na aldeia de Jamalpur, estado de Bilhar, na Índia. A sua filosofia rejeitou fortemente dogmas, superstições e convenções.

Sarkar ensinou práticas espirituais para desenvolvimento pessoal e estimulou os aspirantes a tomar fortes posições contra a exploração e a corrupção. O mote “Auto-realização e serviço à humanidade” tornou-se o guia ideal para milhares de pessoas que foram atraídas à visão universal da Ananda Marga.

Uns anos depois, o movimento difundiu-se pelos estados de Bihar e West Bengal. Em 1962, P.R. Sarkar iniciou o primeiro monge da Ananda Marga. Quatro anos depois foram iniciadas as primeiras monjas. A maioria dos membros da Ananda Marga são pessoas laicas, estudantes, casais, pessoas solteiras, etc. Todos têm oportunidade de beneficiar das práticas espirituais que aprendem, bem como contribuir para a sociedade através de alguns dos programas da Ananda Marga. Os monges e as monjas, que dedicaram as suas vidas ao serviço social, trabalham a tempo inteiro para a missão e são imprescindíveis na expansão e existência da Ananda Marga.

Em 1963, Sarkar expandiu a organização com as Secções de Educação, Auxílio e Bem-estar (ERAWS) e abriu as primeiras escolas da Ananda Marga. Como a organização se espalhou por toda a Índia nos anos sessenta, o serviço social expandiu-se passando a incluir orfanatos, casas de saúde, programas de alimentação e equipas de auxílio a desastres. A AMURT (iniciais inglesas para Equipa de Auxílio Universal da Ananda Marga) foi iniciada em 1965 e desde então tem sido uma presença constante em qualquer cenário de desastres.

Em 1970 a Ananda Marga era já uma organização global com ramificações na Europa, América, África, Ásia e Austrália. A semente que foi plantada na humilde aldeia indiana em 1955 cresceu até ser hoje uma rede vibrante global de homens e mulheres cuja aspiração é servir Deus servindo a humanidade, atravessando barreiras nacionais, económicas ou ideológicas.

Hoje, a Ananda Marga é uma organização mundial com centros de actividades espirituais e sociais em diferentes países do mundo. A missão percorre escolas, unidades médicas, orfanatos, projectos de desenvolvimento rural e centros de yoga e meditação, e é uma agência global fulcral para o desenvolvimento social com ênfase particular no 3º mundo.

Em Portugal começou com o Centro de Yoga e Meditação de Sintra, por volta de 1988, sendo a sua principal actividade o ensino de yoga e meditação. Posteriormente expandiu-se para Açores, Lisboa, Oeiras, Porto, Gondomar, Braga, Tomar, Madeira e outros pontos do país onde pontualmente desenvolve diversas actividades: aulas e cursos de yoga e meditação, yoga e artes para crianças, cursos de alimentação vegetarina, retiros, palestras, seminários, participação em feiras, teatro, e outras actividades artísticas, campos de férias, intercâmbio internacional, serviço social.

Visite também os sites internacionais da Ananda Marga:

www.anandamarga.org

www.anandamarga.net