“O corpo humano é uma máquina biológica.” A mente controla esta máquina-corpo através da sua ligação e interacção directa com as glândulas via hormonas e sistema nervoso. Esta relação é parte da ciência da Biopsicologia.

O corpo humano é composto pelos mesmos cinco factores fundamentais que compõem todo o universo. Cada factor é distribuído pelo corpo e controlado por um núcleo controlador – cakra. Os cakras são como sub-estações da mente – cada um controla a sua respectiva área. E tal como a mente funciona através do cérebro, os cakras também funcionam através das suas representações físicas – as glândulas endócrinas.

As propensões (tendências) da mente associadas a cada cakra afectam as glândulas e respectivas hormonas, resultando nas várias emocões, comportamentos físicos e sistemas de funcionamento do corpo. O oposto também acontece: as glândulas e hormonas segregadas também podem afectar a nossa mente.

“Os seres humanos ainda têm de inventar a forma de pensar metodicamente e de meditar metodicamente, baseadas na localização de diferentes células envolvidas, glândulas e sub-glândulas, e na sua segregação da quantidade apropriada de hormonas”
~~ Shrii Shrii Anandamurti

Como interagem o corpo e a mente? O que se passa no corpo durante a prática da meditação? O que são os centros de energia do corpo e como influenciam o nosso estado mental e percepção do mundo? Como é que o desenvolvimento destes centros de energia determina a nossa personalidade e propensões? Como funcionam as posturas de yoga?

Estas e muitas outras perguntas são respondidas pela Biopsicologia, a ciência da relação corpo-mente. Um passo à frente da perspectiva científica convencional.

Leitura recomendada: