«Porque é que a mente tem dificuldade em concentrar-se durante a meditação?
Jamalpur Jagrti 1965
Baba estava rodeado dos Seus devotos na Jagrti de Jamalpur. Aqueles que estavam presentes desfrutavam o néctar das Suas doces palavras e presença delicada e encantadora. Estava um ambiente divinamente pacífico naquele Ashram.
Quando Baba terminou o discurso do dia, um devoto levantou-se e perguntou: porque é que às vezes a meditação é tão boa e outra vezes somos incapazes de nos concentrar já que a mente fica muito agitada e não quer meditar?
Baba respondeu dizendo que é muito natural não conseguirmos concentrar a mente durante sádhana. A vida humana é o resultado de uma evolução através de muitas vidas passadas. As reacções potenciais de todas as acções passadas influenciam e perturbam a nossa mente. Isto é muito natural. Um aspirante espiritual não precisa de se inquietar com isso. O que importante é ser regular na prática. Não estejam preocupados com o facto de a mente se conseguir concentrar ou não. Quando fazem sadhana mantenham o vosso objectivo fixo em Parama Purusa e vão certamente progredir. Lentamente a mente ficará mais e mais concentrada e experienciar-se-à um sentimento de bem-aventurança durante a prática.
Sádhana é o resultado de uma luta interna e externa. Um sádhaka é sem dúvida um soldado, e os obstáculos no caminho são sinais de progresso. O resultado de sádhana também deve ser entregue a Parama Purusa. O mais importante é a sinceridade na prática, pois é a melhor forma de obter a Sua graça, e somente isso pode levar um sadhaka à realização de Deus.»
Excerto do livro “My Baba”, Ac. Parameshvarananda Avadhuta
0 Comments